Muita gente me pergunta como é possível criar coisas impressionantes como os filmes e games de hoje em dia. Pensando nisso resolvi listar aqui alguns dos principais programas utilizados para desenvolver estas fantásticas obras cinematográficas e os games que deixam a galera vidrada durante horas na frente de um console. Segue a lista.
1 – Autodesk 3ds Max
Autodesk 3ds Max é o programa mais popular em 3D. Tem uma comunidade grande e que exige quantidade relativamente pequena de tempo para aprendê-lo em um nível básico. Isto é possível devido ao enorme número de tutoriais disponíveis na web. É a principal aplicação na indústria de jogos, mas é também um grande pacote para a indústria de cinema e de mídia.
Para sustentar toda a agitação em torno dele, veja alguns filmes e jogos que foram criados usando o software Autodesk 3ds Max.
Spider-Man 3, Hellboy, O Dat After Tomorrow, The Matrix Reloaded, A Múmia, X-Men Trilogy, Eu, Robô, ou jogos como Assassin’s Creed, Tony Hawk’s Project 8, Gears of War e muitos outros.
2 – Autodesk Maya
Autodesk Maya é a “escolha” para a criação de impressionantes efeitos visuais para a indústria do cinema. Esta afirmação pode ser facilmente confirmada pelos títulos de filmes que utilizaram o Autodesk Maya: Transformers: Revenge of the Fallen, A Bússola de Ouro, Monstros vs Aliens, Star Trek, As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Stardust, A Era do Gelo.
Anteriormente conhecido como Softimage | XSI e de propriedade da Avid Technology, Autodesk Softimage é um dos melhores na categoria de criação de conteúdo 3D. Usado em várias mídias, cinema e na indústria de jogos, a Autodesk Softimage ganhou uma grande reputação, principalmente na área de desenvolvimento de jogos. Com jogos como Crysis, Half-Life 2, Hitman, Lost Planet, Metal Gear Solid 4 e filmes como 300, Sin City e Transformers é muito fácil entender o porquê o Softimage é a escolha de vários estúdios.
Agora que a Autodesk tem 3 produtos top, Newtek Lightwave 3D pode parecer o único concorrente real. É difícil competir, mas as ferramentas de grande poder e por trás Lightwave 3D fazem desta aplicação uma grande escolha na indústria do cinema e de mídia. Basta olhar sobre na sua carteira para você perceber a moral que este software tem: Batman – O Cavaleiro das Trevas, Eagle Eye, Hancock, Jumper, Homem de Ferro, Armageddon, The Matrix Revolutions, Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black, Pirates of the Carribean: At World’s End, 300 e muitos outros.
5 – 4D Maxon Cinema
4D Cinema da Maxon é de alguma forma um dos menos pedidos na criação de conteúdo 3D em comparação com os nomes anteriores. Mas isso não faz dele um software fora do conjunto de recursos de perspectiva. Olhando para o seu legado, podemos dizer que a aplicação tem um grande potencial: Van Helsing, Open Season, Polar Express, Rei Arthur, Beowulf, Surf’s up e outros.
6 – Blender 3D
Blender 3D é a solução de código aberto pela primeira vez com capacidades incríveis e grande comunidade. É a aplicação 3D mais baixada e por ter características interessantes foi adotado muito rapidamente pelo entusiastas da tecnologia 3D. De motor de jogos para as capacidades avançadas de edição de filmes, esta ferramenta gratuita vai ajudar você a transformar suas idéias em conteúdo 3D. Há vários filmes e jogos baseados no Blender 3D: Big Buck Bunny, Elephants Dream, Yo Frankie, Sintel e outras produções independentes (indie).
4 Comentários
Me interessei e gostaria de saber como funcionam esses softwares.
Muito bom mesmo!
Aí,GEEK no meio de tanta tecnologia, você conhece o jogo mais difícil do mundo?
http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Puzzle/O-Jogo-Mais-Dificil-Do-Mundo/
Abçs.
Flamengo sempre!
Muito bem bolado!
Simples mas muito mais difícil que vários jogos de ponta. rsrs.
Abraços.
Que bom que gostou.
Uma boa dica do Geek Project é que procure se informar melhor no site dos projetos de cada software e estudar pois vale a pena investir em mais este conhecimento. Fora o reconhecimento que é dado à profissionais que sabem como trabalhar com esses softwares.
Fica a Dica.
Abraços 🙂