Salve galera Geek!
O objetivo deste post é principalmente por em pauta um grande problema que tenho encontrando durante minhas experiências de MMORPG, a falta de inovação. Venhamos e convenhamos, se vocês observarem bem, temos os mesmos arquétipos de personagens (principalmente com o gênero fantasia) e praticamente os “mesmos objetivos”. Afinal, quem nunca participou de uma quest genérica do tipo: “Saia da cidade pelo portão norte e mate 20 bodes de chifres cintilantes e traga seus chifres para fazer a porção X”? Eu já fiz isso umas 300 vezes. Entretanto, de acordo com a Arena Net e seu mais lovo lançamento, Guild Wars 2, isto pode mudar.
Alguns games até tentam “inovar” colocando algumas animações ou cutsneces antes de cada quest. Só que quando aquela encenação muito bonita termina, você se pega matando bichinhos (grinding) de novo ou correndo como maluco de um ponto a outro para entregar alguma coisa. Muitos títulos tentam empregar soluções, algumas eficientes e outras nem tanto.
Por exemplo, colocar uma montaria para você partir do ponto A para o ponto B mais rápido. Para mim não parece ser uma solução,visto que você faz a mesma coisa só que mais rápido. Usar powerups ou enchantments para bater mais rápido ou mais forte, também parece a mesma coisa.
O “problema” também pode estar na perfeita trindade, padrão para qualquer MMO. Todo bom jogador de MMO sabe que para um grupo funcionar bem é preciso obedecer a regra Tanker + DPS + Healer.
O tanker normalmente é o cara parrudo, mais forte e feito pra proteger o grupo, seu objetivo é apanhar. O DPS, (Damage Per Second, ou em português Dano por segundo) é o personagem que por trás de um tanker consegue infligir danos diretos ao inimigo. Já o Healer (curador?!) fica por trás de ambos para normalmente garantir que seus dois amigos estejam vivos, restaurando suas energias ou ressuscitando-os caso algum deles caia batalha.
Conhece algum mmo em que um grupo de jogadores funcione bem sem a trindade? Você até pode tomar bastante pancada com seu tanker, mas uma hora você vai precisar de um Healer. Também pode sair com seu healer apenas, mas os danos dele serão tão ridículos comparados a um tanker ou um DPS que você vai passar mais tempo enchendo seu próprio sangue do que matando. E você pode também tentar prosseguir com seu DPS sozinho, que provavelmente vai morrer quando 3 bichinhos correrem para cima de você. Porque um DPS não agüenta pancadas por muito tempo.
O pior de tudo é aquela sensação de “Dejavu” quando você acaba de construir seu personagem e cai de cara em uma cidade com as mesmas coisinhas de sempre. Umas barraquinhas vendendo poções, armas, armaduras e alguns NPCs que vão te encher o saco com textos imensos que você deve (ou não) ler para completar uma quest sem sentido. E imagina qual vai ser sua primeira quest? Hehe, o de sempre. Aquela padrão não pode faltar: “Para provar que você é um bom guerreiro vá para fora da cidade e mate trocentos bichinhos idiotas (sim, no começo eles são ainda mais idiotas que depois do level 10).
Bem, é com estas e muitas outras insatisfações que eu venho lhes apresentar um mmo que finalmente parece ser diferente (ou não), pelo menos pelo que tenho lido até aqui. É com prazer senhores que eu lhes apresento Guild Wars 2. O MMORPG que pretende questionar estes e muitos outros poblemas.
As promessas de Guild Wars 2, segundo seus produtores são intermináveis, e de acordo com eles, GW2 virá para acabar com a mesmice atual do gênero e definitivamente realizar uma reforma geral. As mudanças podem ser tão significativas que a intenção é que você realmente faça diferença em meio a multidão de players.
Vamos começar pelos arquétipos de personagems e a trindade. De acordo com informações do próprio site oficial, você não vai mais precisar se preocupar com o trio perfeito para prosseguir sua jornada. Todos os arquétipos de personagens (Ranger, Assassin, Templar, etc) possuem habilidades para restauração de saúde e também podem ressuscitar aliados.
Eventos dinâmicos acontecem em tempo real e você escolhe ou não participar deles, quando acontecerem.
Por exemplo: Você está andando tranquilamente pela cidade e de repente um dragão que estava sobrevoando a área decide arrasar com os aldeões. No momento em que o ataque começar, se você estiver no meio da cidade, automaticamente já está participando, sem ter de pressionar algum botão “sim” pra isso. Você não vai precisar ficar lendo textos e textos “boring” para enteder o que aconteceu, os eventos acontecerão bem a sua frente. Aldeões gritando “help!” “heeelp!” enquanto o dragão fulmina a cidade em tempo real. Depois de toda a batalha e a cidade ter sido finalmente salva, todos os NPCs lembrarão de você e de seus feitos heróicos.
No contrário, se você e os outros players não se mobilizarem ou se não forem capazes de acabar com o dragão, ele pode simplesmente destruir a cidade pra sempre. Ou seja, se no momento do ataque você fizer o “log off” do game e depois retornar, a cidade continuará destruída (ou salva).
Tudo o que é feito pelos players em um evento dinâmico altera o mundo a sua volta. Isto quer dizer que 1 player em um evento dinâmico pode criar uma situação que vai cascatear em uma corrente de possibilidades, e estas possibilidades vão alterar o mundo a sua volta pra sempre (sem respawn!)
Sem contar os eventos dinâmicos do tempo por exemplo. De repente uma tempestade elétrica começa, a partir daquele momento todos os elementalistas manipuladores de eletricidade se beneficiarão de tal fato e serão fortalecidos pela tempestade.
As famosas Parties (grupos de jogadores) aqui funcionam de maneira muito diferente. Não existe aquela janelinha na qual você “invita” seus amigos para uma party. Se você está lutando contra um monstro e alguém entra para intervir na batalha, automaticamente aquela pessoa está te ajudando. Isto quer dizer que ela realmente vai te ajudar! O jogador que interviu NÂO vai roubar seus pontos de experiência e NÃO vai roubar seus itens. Ambos os jogadores ganharão a mesma quantidade de experiência e a mesma chance de dropar determinado item.
Tudo o que a Arena Net tem feito e falado até agora, realmente parece querer revolucionar o gênero de uma vez por todas e eu pelo menos estou muito ansioso para ver isso. Vamos aguardar e esperar que tudo isso funcione bem. A Arena Net tem ótima fama nos MMORPGS, a saber Guild Wars.
Veja informações maravilhosas do game e um resumo geral do que os produtores estão realizando com LEGENDAS EM PORTUGUÊS em um vídeo de mais de 5 minutos abaixo:
Comentem logo abaixo e deixes suas opiniões. Realmente o gênero caiu na mesmice? Será que Guild Wars 2 vai conseguir trazer algo novo?
Fonte: guildwars2.com
Créditos do vídeo: RMA
1 comentário
só não gostei da parte de todos terem skills de heal e ress, isso = extinção dos HEALERS de verdade…