Se a Skynet tocou o terror nos filmes do Exterminador do Futuro, prepare-se para o perigo real de nome Stuxnet.
Um worm que está deixando os sistemas mais seguros do mundo em estado de atenção. O Stuxnet é o primeiro worm que têm por finalidade reprogramar e espionar sistemas industriais.
Não pense os senhores que ele vai destruir as fabricas da Apple ou recrutar Androids para eletrocutar os donos de Smartphones, o carinha preocupa por atacar usinas nucleares.
Descoberto em 2010 o Stuxnet primeiramente parece ficar inativo, fazendo o sistema que está infectado dizer que está tudo em ordem e em pleno funcionamento, assim como o Windows.
Depois de sua descoberta e confirmação dos locais de ataque, que seriam centrifugas de enriquecimento de urânio do Irã, o worm também teria atacado a Indonésia, Índia e os EUA.
De acordo com suspeitas e investigações, os principais apontados para a criação do Stuxnet seriam os EUA e Israel. Essa suspeita surgiu por que o Stuxnet seria complexo demais e os dois países teriam um bom motivo para criar e usar o worm.
Agora veja o vídeo, em inglês, que explica o os estragos que o Stuxnet poderia fazer se ele continuar se espalhando sem controle.
Stuxnet: Anatomy of a Computer Virus from Patrick Clair on Vimeo.
Fonte: Gizmodo