Não preciso dizer para você que o Homem-Aranha é um dos personagens mais populares da Marvel Comics, e até mesmo de todo o universos dos super heróis e da cultura pop em si.
Mesmo assim, muita gente pode não conhecer o personagem mais ao fundo (Leia-se geração pós filmes do aranha) e o site TheFW criou uma lista interessante com 10 curiosidades sobre Peter Parker. Confira:
10 – PETER PARKER FOI O SEGUNDO “HOMEM-ARANHA” A APARECER NA MARVEL

Na década de 50, os super-heróis estavam fora de moda entre o público de quadrinhos. Os aventureiros fantasiados que faziam sucesso no final de 1930 e durante a década de 40 foram lentamente dando lugar a títulos de monstros e histórias de ficção científica. E enquanto a DC Comics fazia uma revitalização de heróis como The Flash e Lanterna Verde, alavancando assim a Era de Prata da indústria de quadrinhos, a Marvel não iria alcançar o seu principal competidor até o lançamento de ‘O Quarteto Fantástico #1’ em novembro de 1961.
Um mês antes do escritor Stan Lee e o artista Jack Kirby darem forma ao quarteto, um dos últimos suspiros do “movimento monstro” veio na forma de “Journey Into Mystery #73” (foto) em um título estranho chamado: “Onde você vai estar quando…as aranhas atacarem!”. Nele, uma aranha comum foi exposta a raios radiativos. Mas, ao invés de ela morder um aluno colegial chamado Peter Parker, a aranha começou a desenvolver a inteligência de um ser humano e crescer em proporções enormes. Capaz de falar e até fotografar, esta espécie de homem-aranha foi morto no final da história, a tempo para a chamada “Era Marvel Comics” começar.
9 – Peter Parker não é o nerd que todos pensam
Uma reclamação comum do filme ‘O Espetacular Homem-Aranha’ é que Peter não estava tão nerd quanto deveria ser. Mas a verdade é que Peter, desde que era escrito por Stan Lee e desenhado por Steve Ditko em 1962, certamente era um gênio, e sua auto-confiança e popularidade dão uma guinada tão grande quando ele ganha os poderes que ele fica até certo ponto arrogante, não levava desaforo de JJJ para casa e rebatia as provocações de Flash Thompson, então nesse ponto, o filme acertou.
Já pela edição #7 de Amazing Spider Man, Peter com apenas 15 anos já tinha sua primeira namoradinha, a jovem secretária Betty Brant. Na edição #8, ganha enorme popularidade ao bater no valentão Flash na frente de toda a escola. E já na edição #28, onde Peter está se formando no ensino médio, a garota mais popular da escola, Liz Allan, admite ser apaixonada por ele. E como se não fosse o suficiente, Peter chega na faculdade, roubando o coração da linda Gwen Stacy, e logo depois, da arrasadora ruiva Mary Jane Watson. Não é exatamente a definição de nerd que você conhece.
8 – Sua teia dura cerca de meia hora, depois dissolve
Uma visão comum para os nova-iorquinos do Universo Marvel é poder ver Homem-Aranha balançando em cima de um fino fio de teia. Mas como alguns devem saber isso não tem nada a ver com seus poderes adquiridos ao ser picado por uma aranha radioativa. Em vez disso, Peter usou seus conhecimentos científicos para desenvolver sua própria ‘teia’ e um lançador de teia, o que lhe permitia não somente viajar em grande estilo por cima dos telhados como também para pegar vilões e leva-los para a polícia.
Felizmente para lavadores de janelas e limpadores de rua, Stan Lee foi rápido ao explicar para os leitores o fato de que a teia artificial só dura cerca de uma hora antes de se evaporar no ar. Esse conceito foi explicado no primeiro relatório anual de “O Espetacular Homem-Aranha”, de 1964, e expandido em muitos outros contos depois.
7 – Peter Parker torce para o New York Mets
Crescido no Queen, no bairro de Forest Hills, é normal que Peter torça para o time de baseball mais próximo, os Mets. Mas a verdadeira razão pela sua paixão pelo time é revelada na hq Peter Parker: Spider Man #33 (uma das mais lindas sobre o relacionamento dele com o tio, fica a minha dica) escrita por Paul Jenkins e desenhada por Mark Buckingham. Nas palavras do próprio garoto, ele se identifica com o time, Peter ama os Mets porque “eles são uns perdedores adoráveis que vez ou outra fazem um home run acidentalmente.”
Agora, aprofundando um pouco, Peter ama os Mets porque ele cresceu para amar os Mets. Todo ano, Ben Parker o levava para assistir um jogo dos Mets, e eles sempre perdiam, Ben consolava o garoto com as palavras “Talvez ano que vem, campeão.” Peter se aborrecia cada ano mais, e no último ano de vida do Tio Ben, os Mets venceram e conquistaram o campeonato, dois dias depois, Ben Parker foi assassinado. Peter mantém a tradição até hoje, indo todo ano assistir a um jogo dos Mets, como se tivesse indo com o tio.
6 – Ele já se transformou literalmente em uma aranha
Como é frequente nos mundos das histórias em quadrinhos, quando um super-herói é um sucesso nas salas de cinema, no universo dos quadrinhos são incorporados traços dos filmes, a fim de se lucrar um pouco mais com a excitação do filme. Quando o pinguim apareceu em “Batman: O Retorno”, com uma aparência horrível e despenteada em 1992, o seu homólogo dos quadrinhos evoluiu a partir de um criminoso rechonchudo para um vilão mais cruel e grotesco. Então, com a chegada de “Homem-Aranha” aos cinemas em 2002 tendo as chamadas teias orgânicas que saltavam de buracos em seus pulsos, era apenas uma questão de tempo para os quadrinhos seguirem os exemplos anteriores.
No entanto, a forma com que a Marvel tratou esse lance dos atiradores de teia beirou o bizarro. Nas páginas de uma aventura em seis partes que começou em “The Spectacular Spider-Man” #15 (agosto de 2004), o Homem-Aranha teve uma mutação em uma aranha gigante quando foi beijado pela vilã conhecida como a Rainha. O Aranha passou um breve período de tempo como um gigante aracnídeo antes de voltar ao normal, só que agora com a capacidade de produzir teias orgânicas. Felizmente, ele volta para seus lançadores padrão em uma espécie de recomeço alguns anos depois.
5 – Wolverine foi a primeira pessoa a saber que Peter iria nascer.
Na década de 60, os leitores pensavam que Peter Parker havia crescido em uma família relativamente normal. Isso se foi até que o lançamento de “The Amazing Spider-Man Annual ‘# 5 de 1968 mudou tudo. Nele, o escritor Stan Lee e seu irmão, o artista Larry Lieber, revelaram que os pais de Peter, Richard e Mary Parker, tinham sido espiões para o governo dos EUA antes de sua morte em um acidente de avião. Ainda mais improvável, anos mais tarde em ‘Untold Tales of Spider-Man’ #Minus 1 de 1997, uma história de flashback pelo escritor Roger Stern e o artista John Romita mostrou aos leitores o fato de que os pais do Homem-Aranha haviam salvo a vida de um agente conhecido como agente-Dez. Mais tarde, é revelado que o agente-Dez não é ninguém mais que o futuro companheiro do Aranha, Logan, conhecido como Wolverine.
Claro, salvar a vida do Wolverine daria o direito a qualquer pessoa de se gabar. Mas Mary Parker aumentou a conta quando ela salvou a vida do mutante enquanto estava, havia algumas semanas, grávida de seu futuro filho, Peter. Então, enquanto eles não poderiam ter tido conhecimento de que, no momento, Homem-Aranha e Wolverine se conheceram anos antes de os dois se tornarem super-heróis. Consequentemente, a questão também serve como a primeira união de Wolverine e Embrião-Aranha.
4 – Tia May quase casou com um bandido
Como se a vida secreta de seus pais não fosse estranho o suficiente, Peter Parker descobriu mais tarde que a sua querida tia May teve seu próprio passado misterioso. Como uma mulher jovem, May tinha um caso com um gangster bonito chamado Johnny Jerome, um fato exposto por ‘Peter Parker, The Spectacular Spider-Man Annual “# 4 em 1984.
Escrito por Bill Mantlo e trazido à vida pelos artistas Kerry Gammill e Sal Buscema, esta história mostrou a jovem tia May trocando o afeto de Jerome pelo de Bem Parker quando ela descobriu o segredo obscuro de Johnny. Como se pode notar, May era ‘gostosa’ no passado, apesar de quão assustador isso pode ter soado para quem já leu uma HQ do Homem-Aranha. Sorte que nenhum escritor jamais expandiu esse conceito criando uma série somente sobre as façanhas sexuais de May. Até porque isso seria, no mínimo, bizarro.
3 – O nome do meio de Peter Parker é Ben
Poucos heróis tiveram suas vidas pessoais tão exploradas quanto Peter Parker. Desde sua primeira aparição, a vida de Peter foi tão importante quanto a de seu alter-ego mascarado, mais do que a maior parte de outros super-heróis ícone. Uma indicação disso é o simples fato de que Peter Parker tem um nome do meio. O nome do meio de Peter, Benjamin, foi concebido como uma homenagem ao seu tio Ben Parker, o homem que ensinou a Peter, ao mundo e até mesmo ao Teen Wolf que com grandes poderes, devem também vir grandes responsabilidades.
O nome parece se originar de ‘Web of Spider-Man’ #19 (outubro, 1986), escrito por David Michelinie e ilustrada por Marc Silvestri, uma edição que mostra Peter apresentar sua certidão de nascimento no Edifício Federal de Manhattan, a fim de obter um passaporte. Mas este pequeno detalhe ficou sob o radar da maioria dos escritores de quadrinhos até muito tempo depois.
2 – Homem-Aranha uma vez fez equipe com o elenco do “Saturday Night Live”
Os integrantes do “SNL” fez sua estreia nos quadrinhos em ‘Marvel Team-Up’ #74 (Outubro, 1978), quando o Homem-Aranha precisava de sua ajuda para parar o nefasto Samurai de Prata que tumultuava os estúdios da NBC.
O escritor Chris Claremont e desenhista Bob Hall lançaram a edição aprovada pela NBC que contou com o elenco de ‘SNL’ se lançando para ajudar o Homem-Aranha, indo tão longe a ponto de posar como os Vingadores para enganar o inimigo do Aranha.
Enquanto os leitores podem ter achado isso um pouco enervante que o balançador de teia deixaria celebridades lutar suas batalhas para ele, vendo John Belushi opondo suas habilidades de samurai contra um vilão Marvel certamente vale o preço do ingresso.
E ver Stan Lee sendo o anfitrião de ‘Saturday Night Live’ no Universo Marvel era o sonho se tornando realidade para muitos fãs. Na verdade, há ainda uma página no Facebook dedicada a ver que sonhos se tornaram realidade.
1 – Em uma ocasião, o Homem-Aranha impediu um alien de enganar toda uma geração a fazer sexo sem proteção.
Como qualquer fã obstinado de quadrinhos sabe os quadrinhos de Anúncio de Serviço Público (PSA) muitas vezes podem oferecer alguns dos enredos mais bizarros a agraciar o reino dos super-heróis. Mas o primeiro PSA de Aranha de 1976, intitulada “The Amazing Spider-Man vs The Prodigy” pelo escritor Ann Robinson e o artista Ross Andr, é facilmente a nata da safra da estranheza. Em uma trama sci-fi incrivelmente artificial, a história apresentava um alienígena malvado chamado de Prodigy que deliberadamente informou de forma errada as repercussões da atividade sexual para os jovens. O alien informou a infinitas quantidades de jovens desavisados que elas não poderiam engravidar antes dos 15 anos ou na sua primeira experiência sexual.
O maléfico objetivo de Prodigy? Inspirar os jovens a terem filhos “direita e esquerda” para que ele pudesse colocar os filhos para trabalhar em seu campo de trabalho forçado. Embora nunca tenha ficado claro por que o Prodigy não apenas sequestrou os adolescentes, o Homem-Aranha, no entanto, saiu por cima e expôs o alien maligno e pervertido que ele era.
Via thefw