Então, você acessa este blog todo dia e não faz a mínima ideia do que é ser geek? Quer dizer, talvez você até tenha uma breve noção, mas será que conhece a origem deste termo? Hoje vamos sanar suas curiosidades, espero que você aprove!
Definição
Ser geek é um termo que tem sido modificado ao longo dos anos e já não há um significado propriamente definido. Alguns dizem que nerd, dweeb e dork tem significados parecidos com geek enquanto outros acreditam que há significados diferenciados para cada um, afinal nerd e geek são coisas diferentes! Os que fazem parte do time da seguida opção acreditam que Geek é um termo que define alguém que técnico, doutor ou autodidata apaixonado por alguma área
de conhecimento que domina e compreende perfeitamente. Ou seja, o geek é aquele cara entusiasta por alguma coisa, seja ela tecnologia, eletrônicos, jogos, tabuleiros, histórias em quadrinhos, filmes, livros, séries ou qualquer outra coisa.
Origem
O nome geek foi registrado pela primeira fez em 1876 como um sinônimo da palavra fool que significa bobo em inglês. Não demorou para que a palavra começasse a servir para definir artistas de rua que ganhavam a vida mostrando seus dons em performances bizarras como, por exemplo, pessoas que comiam insetos, bugs em inglês. Foi assim que iniciou a analogia de geek com computador já que, em teoria, os profissionais da área viviam ‘comendo bugs’ de computador para ganhar a vida.
Até então, ser chamado de geek não era nada bom e isso só mudou nos anos 90 quando o Jargon File, um glossário digital criado no MIT-Al antes de virar o livro ‘Hacker’s Dictionary, definiu geek como: “uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores”. Gostou né? Eu sei.