Tanto os videogames como qualquer outra forma de tecnologia digital são altamente discutidas quando o assunto é educação. Isso se dá porque há várias correntes que afirmam a importância de utilizar-se da tecnologia dentro da sala de aula, em casa ou em outros momentos educacionais, enquanto há outras que são totalmente contra.
Ambos os lados mostram e defendem os seus pontos positivos do uso ou do desuso da tecnologia na educação, mas uma coisa é certa, bem ou mal, as tecnologias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e se educar através dela já é uma realidade. Não há como evitar, grande parte das informações que acessamos diariamente estão online.
Jogar videogame é uma ferramenta que ajuda a desenvolver algumas habilidades, entre elas: pensamento analítico e sistemático, entendimento de física como também de outras questões de conhecimento geral. Mesmo sem ser jogos de videogames educativos, vários games são capacitantes, entre eles Minecraft, por exemplo.
É importante ressaltar que a Microsoft até mesmo comprou a produtora do Minecraft e criou a adaptação educacional MinecraftEdu, a qual é utilizada mundialmente por várias instituições de ensino. O jogo é praticamente o mesmo, mas há mais ferramentas focadas em educar.
Dentro da sala de aula ou até mesmo em casa, os videogames podem ser ferramentas importantes, mas é preciso ter equilíbrio, combinar as horas usando tecnologia com as horas fazendo outras atividades. Como tudo na vida, o equilíbrio e o balanço é fundamental para garantir que os benefícios sejam maiores que os malefícios. Especialistas afirmam que o ideal é jogar por até 2 horas por dia.
Outro ponto é que os videogames são ferramentas adicionais na hora de educar, ou seja não devem substituir a leitura como também as discussões ao redor do jogo. O mundo está seguindo cada vez mais para a educação através de videogames, mas para que seja eficiente é preciso contar com um monitoramento e com uma orientação.
Por fim, essas novas ferramentas são em muito caso pagas quando feitas para serem utilizadas dentro de ambientes institucionais, e servem como uma escola virtual no qual além do jogo, os professores contam com vários materiais para ajudarem os seus alunos como é o caso da americana Arcademic Skill Builders, a qual quer desenvolver habilidades através do games. Mas é possível encontrar ferramentas gratuitas ou mais acessíveis.
Dá para aprender matemática e inglês jogando videogame
O jogo SENHOR X foi criado para ajudar as crianças a fazerem equações de primeiro grau de forma a conseguir desenvolver o jogo. Este jogo está disponível para Android e iOS, sendo uma ferramenta interessante para as crianças que estão com dificuldades de fazer somas, reduções, divisões, multiplicações. Já para ajudar adolescentes com dificuldades em aprender uma segunda língua, como o inglês, por exemplo, o videogame é uma excelente ferramenta. Um dos jogos apontados como melhores para isso é o THE WALKING DEAD, isso porque o jogo traz vários elementos da história em quadrinhos como também da série de televisão e ainda faz várias perguntas em inglês para o jogador.