Na última década, a indústria de jogos acompanhou a expansão do setor de entretenimento para o mundo online e passou por uma grande revolução em sua estrutura. Sendo assim, jogos e plataformas tiveram que se adequar à nova realidade do segmento, incentivando as grandes companhias do segmento a saírem do senso comum e criarem novas possibilidades para o público consumidor.
Para compreender a nova tendência de plataformas e jogos, destacaremos na sequência dois exemplos em cenários distintos sobre a força da internet no mercado contemporâneo: setores de videogames e cassinos. Setor de videogames: com baixo custo, jogos em nuvem já são realidade no Brasil A plataforma de jogos em nuvem — nas qual os games rodam via streaming, sem a necessidade de um PC potente ou console de última geração com preços que podem ultrapassar a casa dos R$ 4.000,00 — finalmente é realidade no mercado brasileiro. O serviço funciona come se fosse uma Netflix dos games, no qual o usuário paga uma determinada mensalidade e tem acesso a um catálogo de jogos 100% streaming. Basicamente, os jogos em nuvem funcionam da seguinte maneira: os games são armazenados e executados remotamente em um hardware dedicado do provedor e transmitidos como vídeo para o dispositivo de um jogador por meio de um software cliente/servidor. Em outubro, as empresas Nvidia e Microsoft deram o pontapé inicial da plataforma em grande escala no país. Foram lançados os seguintes serviços: o Xbox Cloud Gaming (Microsoft) e o GeForce Now (Nvidia). O Xbox Cloud Gaming é acessado via site ou aplicativo pelos assinantes do Xbox Game Pass Ultimate. Com o custo de R$ 44,99/mês, os usuários podem jogar mais de 100 títulos via streaming nas plataformas PC, Android e iOS. Já o GeForce Now conta com catálogo com mais de 800 jogos disponíveis e, assim como o seu principal concorrente, roda nas plataformas PC, Android e iOS. Mas com um detalhe a mais: clientes com placas de vídeo da série RTX instaladas em seus respectivos Pcs conseguem obter gráficos melhores. O serviço da Nvidia chega ao Brasil com três planos: grátis, mensal e semestral.
- Plano grátis: tem fila de espera e são permitidas sessões de 30 minutos.
- Plano mensal: R$ 44,50/mês e com a possibilidade de gráficos com desempenho alto (apenas com placas da série RTX).
- Plano semestral: R$ 40,50/mês e com a possibilidade de gráficos com desempenho alto (apenas com placas da série RTX).
Setor de cassinos: de fácil acesso e com novos recursos, jogos de slots online é um bom exemplo da nova realidade de mercado
A história dos jogos de slots e o seu estágio atual nos ajuda a compreender a evolução do setor de cassinos nas últimas décadas. Ela remonta ao fim do século XIX, quando o alemão Charles Fey, radicado em São Francisco (EUA), criou o primeiro protótipo de slots: a máquina “Liberty Bell”. De lá para cá, os jogos de slots passaram por muitas transformações e foram ganhando novas variações com o passar das décadas e a natural evolução tecnológica. Em 1964, por exemplo, foi criada a primeira máquina de slots elétrica pela empresa Bally Manufacturing. Anos mais tarde, em 1980 e com recursos tecnológicos mais aprimorados, a companhia Sircom pôde lançar no mercado a primeira máquina de slot de vídeo — um marco para o setor de cassinos. Na década de 1990, período que marcou o início da popularização do entretenimento digital, os jogos de slots tiveram seus recursos gráficos aprimorados nas máquinas, bem como ganharam diferentes sons de animação. Já a partir dos anos 2000, com a evolução tecnológica dos aparelhos e a expansão global da internet, o setor de cassinos também passou a investir recursos no segmento digital. Portanto, jogos e modalidades clássicas dos cassinos ganharam novas versões e atualizações para se adequar às demandas do mundo contemporâneo. Podemos tomar como exemplo o jackpot nos jogos de slots. Durante muitos anos, os jackpots eram exclusivamente locais, mas com a chegada das plataformas digitais a modalidade ganhou novas variações e recursos, tal como um sistema de operação progressivo e diário, além de outras formas.
A 5ª geração de redes móveis (5G) será um impulso a mais para a indústria de jogos
Com a iminente padronização da tecnologia 5G no mundo, que oferecerá aos jogadores até 10 Gbps de velocidade (dez vezes mais que o 4G) e com a latência de apenas 5 milissegundos, os jogos online rodarão mais suaves do que nunca e sem atrasos. Além do mais, graças aos recursos do 5G, os usuários finalmente terão a oportunidade de experimentar recursos de Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Estendida (XR, na sigla em inglês) sem interrupções no meio das partidas e sem a presença de cabos indesejados.