O Wall Street Journal relatou que a Microsoft estava considerando uma possível compra da Activision Blizzard, a desenvolvedora/editora por trás de franquias multibilionárias como Call of Duty, World of Warcraft, Diablo e Overwatch.
De acordo com a repórter da Bloomberg Dina Bass, a aquisição foi oficialmente confirmada pela Microsoft, com a transação de venda relatada na região de US$ 68,7 bilhões. A transação inclui a Activision, Activision Blizzard, a empresa de telefonia móvel King e todas as propriedades e IPs subsidiárias.
Logo após os rumores, a própria Microsoft anunciou em seu blog oficial a aquisição.

“É incrivelmente emocionante anunciar que a Microsoft concordou em adquirir a Activision Blizzard.”
“Ao longo de muitas décadas, os estúdios e equipes que compõem a Activision Blizzard conquistaram grandes fontes de alegria e respeito de bilhões de pessoas em todo o mundo. Estamos incrivelmente empolgados por ter a chance de trabalhar com pessoas incríveis, talentosas e dedicadas da Activision Publishing, Blizzard Entertainment, Beenox, Demonware, Digital Legends, High Moon Studios, Infinity Ward, King, Major League Gaming, Radical Entertainment, Raven Software , Sledgehammer Games, Toys for Bob, Treyarch e todas as equipes da Activision Blizzard.”
“Até que esta transação seja concluída, a Activision Blizzard e a Microsoft Gaming continuarão operando de forma independente. Assim que o acordo estiver concluído, o negócio da Activision Blizzard se reportará a mim [Phil Spencer] como CEO da Microsoft Gaming.”
O enorme acordo da Microsoft com a Activision Blizzard ocorre quase um ano depois que a empresa adquiriu a Bethesda (ZeniMax Media) por US$ 7,5 bilhões. Na época, essa aquisição reforçou os estúdios de jogos Xbox da empresa para um total de 23 e foi visto como um grande impulso para o Xbox Game Pass.
A Microsoft agora espera que o acordo da Activision Blizzard “feche no ano fiscal de 2023”, o que significa que podemos não ver esse acordo aprovado por até 18 meses. É um longo período de tempo para um acordo ser fechado, mas a Activision Blizzard opera em vários mercados que podem tornar a aprovação regulatória mais complicada para a Microsoft.