Prepare-se para se emocionar e derramar algumas Poké-lágrimas enquanto Rika Matsumoto se despede do sonho de ser uma mestre Pokémon.
“OK, vamos nos divertir”, afirma Rika Matsumoto ao colocar os fones de ouvido e se aproximar do microfone. Matsumoto tem mantido os fãs de anime entretidos por 26 anos como a voz de Satoshi, também conhecido como Ash, o personagem principal do anime Pokémon.
Desde o primeiro episódio de Pokémon, exibido no Japão em 1º de abril de 1997, Matsumoto tem sido a voz de Satoshi, e seguirá fazendo isso até o episódio 1.234, que vai ao ar em 24 de março (hoje à noite). Este episódio também marcará a última aparição de Satoshi como protagonista da série, após sua vitória no Campeonato Mundial Pokémon no final do arco do personagem em novembro.
Para celebrar o encerramento de um dos capítulos mais longos da história da dublagem de anime, o canal do YouTube The First Take convidou Matsumoto para cantar “Mezase Pokémon Master” (“Aim to Be a Pokémon Master”), a música tema original de abertura japonesa do anime Pokémon. A proposta do First Take é que os artistas façam apenas uma tentativa – o primeiro take é o que vai para o vídeo.
E como Matsumoto se sai em sua única chance?
Ela arrasa.
Com um grupo de pelúcias Poké assistindo, a Matsumoto de 54 anos se transforma vocalmente em uma treinadora de Pokémon de 10 anos, cheia de energia e pronta para conquistar o mundo, enquanto grita “Vou pegar aquele Pokémon!”
Afinal, Matsumoto tem bastante experiência com a música, já que, além de ser a dubladora de Satoshi, ela também é a cantora de “Mezase Pokémon Master”, usada como abertura do anime nos primeiros 80 episódios no Japão. A música voltou no início deste ano como a abertura dos 11 episódios finais de Satoshi, com um novo arranjo e nome, “Mezase Pokémon Master -with my friends-“, a versão que Matsumoto canta no vídeo, acompanhada por instrumentos e vocalistas ao vivo.
Em comparação com a abertura em inglês de Pokémon (que é uma música totalmente diferente), “Mezase Pokémon Master” tem uma instrumentação mais simples. Como muitos temas de anime, destaca-se o quão desafiadora será a jornada do herói, com versos como “Não há garantias de que tudo sairá como planejado” e “É muito, muito, muito, muito difícil”. Mas também é uma música inegavelmente otimista e positiva, com Matsumoto cantando “Mas sempre, sempre darei o meu melhor na vida, porque tenho você aqui comigo” e “Os inimigos de ontem são os amigos de hoje… os amigos de hoje serão os amigos de amanhã também, para sempre”. E “Mezase Pokémon Master” não deixa de ter confiança, com Matsumoto prometendo “Eu quero ser um Mestre Pokémon, eu preciso, eu vou, não importa o que aconteça!”
A performance cheia de energia de Matsumoto é capaz de fazer qualquer fã levantar e vibrar, para logo em seguida ser tomado por uma enxurrada de Poké-lágrimas emocionadas ao final da música.
“Eu me diverti muito”, declara ela, e a mensagem parece ser direcionada tanto às pessoas no estúdio quanto a todos que acompanharam o anime Pokémon por mais de um quarto de século.
Via: SoraNews