Em linha com o compromisso com a inovação e a responsabilidade ambiental, a Nestlé anunciou na terça-feira, 20, o lançamento de uma série de Tokens Não-Fungíveis (NFTs) inspirados nos saudosos cards da marca de chocolates Surpresa, famosos nas décadas de 1980 e 1990. A iniciativa, que apoia a SOS Mata Atlântica, inclui 10 obras de arte originais e 40 réplicas com variações de fundo e cores. Os tokens principais são avaliados em R$500, enquanto as réplicas variam de R$25 a R$250. Todos estarão à venda a partir de 20 de junho no site da Nestlé, e a renda será destinada à preservação da Mata Atlântica.
Este projeto reflete a dedicação da Nestlé à preservação do meio ambiente, e é inspirado nos cards da edição especial Mata Atlântica da marca Surpresa, produzidos em 1987, que destacavam a diversidade da fauna do bioma. Foi neste contexto que a equipe de inovação da Nestlé decidiu usar essa ideia como uma força motriz para suas iniciativas na Web3 e tokens digitais, especialmente NFTs. A iniciativa contou com a colaboração de cinco artistas brasileiros – Helena Cintra, Larissa Constantino, Rômolo D’Hipólito, Carla Barth e Vilson Vicente – cada um trazendo seu estilo único e comprometimento com causas ambientais.
“Esta é a primeira incursão da Nestlé no mundo da Web3 e da tokenização, e prova que estamos buscando novas possibilidades e oportunidades. Este projeto inovador combina arte e tecnologia em prol da nossa responsabilidade com a sustentabilidade. Nosso principal objetivo é ajudar o meio ambiente e também trazer à tona memórias nostálgicas ligadas a uma marca que marcou época”, afirma Denis Chamas, Gerente Sênior de Inovação e Novos Modelos de Negócios da Nestlé Brasil.
A marca Surpresa conquistou o coração de muitos brasileiros durante as décadas de 1980 e 1990, graças aos seus chocolates temáticos com animais em relevo e cards colecionáveis com informações sobre várias espécies de animais. “Este projeto visa reviver as memórias afetivas relacionadas ao chocolate que marcou gerações, combinando algo que foi um sucesso nos anos 80 com um compromisso ambiental forte da Nestlé”, diz Mariana Marcussi, Head de Marketing de Chocolates na Nestlé Brasil.
Para concretizar essa iniciativa, a Nestlé fortaleceu sua colaboração com a SOS Mata Atlântica. Essa parceria já produziu resultados notáveis na preservação de espécies nativas e na conservação do bioma da Mata Atlântica. “Apoiar ONGs e iniciativas que contribuem para a conservação do bioma é cada vez mais essencial. A SOS Mata Atlântica tem uma longa história de mobilização, educação, uso da tecnologia, políticas públicas e articulação em rede para consolidar iniciativas socioambientais no Brasil. A Mata Atlântica é o bioma com a maior quantidade de espécies ameaçadas no Brasil, mas podemos mudar essa realidade através da restauração das florestas”, comenta Luís Fernando Guedes Pinto, diretor executivo da SOS Mata Atlântica.
Como parte da ação, a Nestlé também se comprometeu a compensar as emissões de carbono geradas pela criação dos NFTs, em colaboração com a Atmmos, empresa que desenvolve soluções integradas de compensação socioambiental para empresas. Isso garante que a coleção de NFTs seja carbono neutro.
Desvende a WEB3 iniciando por esse incrível guia sobre os poderosos NFT’s. Aqui você ficará por dentro de toda a base para evoluir o tema na sua trajetória vitoriosa.